segunda-feira, 6 de agosto de 2012

feira do verde em vitoria espirito santo


A orquídea é uma flor hermafrodita com variadas dimensões e cores, que floresce apenas uma vez por ano. Sua floração dura de três dias a um mês, variando de acordo com cada espécie. São mais de 35mil espécies já descritas, além das formas híbridas produzidas por cruzamento de forma espontânea e cultivada. O Estado do Espírito Santo é considerado o lugar do planeta com maior diversidade de orquídeas por m2. São vários os orquidários espalhados pelo estado, e tem muita planta pra ser descoberta ainda. No município de Brejetuba tem uma chapada de uns 4 km, ironicamente chamada de Monte Feio, onde quem caminha tem que olhar pro chão pra não pisar nas orquídeas e bromélias. As plantas são classificadas por um nome genérico e outro restritivo específico. O primeiro nome refere-se ao gênero a que pertence, e o segundo a espécie. E é através da classificação que seu modo de cultivo é determinado. Os pesquisadores que trabalham no resgate das plantas abandonadas pelos madeireiros, após a derrubada das árvores, tentam replantar as orquídeas na própria região pra não liquidar com o ambiente natural. E que, em orquidários particulares na Europa, existem varias espécies originadas da Mata Atlântica. Algumas que não são mais encontradas aqui, inclusive. O estado do Espírito Santo se destaca na produção de orquídeas, devido a sua rica biodiversidade e aos estudos realizados pelo Instituto Kautsky, localizado na cidade serrana de Domingos Martins. Na Feira do Verde a Exposição de Orquídeas mostra um pouco da exuberância destas flores que nos lembram da fragilidade dos ecossistemas que nos cercam principalmente a Mata Atlântica. A Exposição de Orquídeas ocorre dentro das Feiras do Verde. Vale a pena à visita. Aqui exponho algumas espécies por mim fotografadas quando da realização das Feiras realizadas no município em 2004 e 2007.

                                        clik em cima da imagem e arraste


Em Vitória, no seu habitat natural vocês poderão observar algumas orquideas endêmicas, epífitas, nas matas dos Parques da Fonte Grande, Gruta da Onça, Tabuazeiro, Mulembá e Pedra dos Olhos. As orquideas terrestres poderão serem contempladas nos Parques da Gamela, Von Chilense e Reserva Ecologica do Itapenambi. Quando forem a Feira do Verde, que se realizará em outubro, contemplem a belesa impar e multicolor das orquideas em exposição e sinta o aroma exalado através do perfume de suas flores. Não deixe de levar a sua máquina fotografia para registrar este momento de rara belesa que a naturesa nos oferece.
A FEIRA DO VERDE 
A Feira do Verde é o evento de educação ambiental de maior representatividade coletiva de Vitória e do Espírito Santo. Sua primeira edição ocorreu em 1990, e, desde 2008, o evento é montado na Praça do Papa. A feira reúne cerca de cem expositores, que representam instituições públicas, sociedade civil organizada e empresas privadas. 
São discutidas questões ambientais e urbanísticas que interferem na qualidade de vida dos cidadãos, tais como proteção dos ecossistemas, saneamento, água, gestão ambiental. Os agentes participantes são levados a refletir sobre seus papéis na sustentabilidade dos ecossistemas e das populações humanas.
Um público estimado em 200 mil pessoas prestigiam as atividades do evento. Os visitantes são, em sua maioria, professores, estudantes, técnicos, bem como famílias que buscam informação e conhecimento sobre a temática central da feira ou acerca das ações promovidas pelas entidades participantes na área da educação ambiental.

                        Clip: FEIRA DO VERDE/2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário