quarta-feira, 14 de novembro de 2012

conhaça varias especies de arranha tudo sobre cada uma delas

Existem cerca de 40.000 espécies de aranhas, o que a torna a segunda 
maior ordem dos Aracnídeos (atrás somente da ordem Acari). As aranhas são um grupo particularmente populoso também. Em um acre de gramado em uma colina não remexida na Inglaterra estimaram-se 2.265.000 indivíduos (BARNES e RUPPERT, 1994).
Aranhas possuem apenas dois segmentos corporais (ao contrário dos insetos, que possuem três): o céfalotórax, ou prosoma, (resultado do tórax fundido com a cabeça) e o abdômen chamado de opistosoma. Ambos são ligados por uma estreita haste chamada de pedúnculo. O corpo das aranhas é revestido por um exoesqueleto, uma estrutura rígida formada principalmente por quitina. 
As aranhas possuem oito pernas (enquanto insetos possuem seis) e seus olhos são lentes únicas, em vez de lentes compostas. Elas podem ter 8, 6, 4, 2 ou mesmo nenhum olho, como no caso de algumas aranhas cavernícolas.
Na cabeça têm dois pares de apêndices: as quelíceras, em forma de ferrão, formadas por quitina negra com uma ponta muito fina, e os pedipalpo (também chamados de palpos), que são utilizados para manipular alimentos. A boca fica entre os palpos. Há vários tipos de aranhas, as venenosas e aquelas que "saltam" querendo se proteger.
*************************************************************








  A aranha armadeira;
A armadeira, também conhecida como aranha macaco ou aranha de bananeira, é a designação comum às aranhas do gênero Phoneutria (do grego phoneútria: da família dos ctenídeos. O nome comum armadeira vem da sua atitude invariável de ataque, com as patas dianteiras erguidas.

Características
Originárias da região sul-americana, com um corpo de 3,5 cm a 5 cm e as pernas até 17 cm de envergadura (fêmea). São altamente agressivas e peçonha neurotóxico muito potente qual apenas 0,006 mg é suficiente para matar um rato.

Freqüentemente entram em habitações humanas a procura de alimento, parceiros sexuais ou mesmo abrigo se escondendo em roupas e sapatos. Quando incomodadas, picam furiosamente diversas vezes e centenas de acidentes envolvendo essas espécie são registrados anualmente são responsáveis por aproximadamente 42% dos casos de picadas por aracnídeos notificados no Brasil.
São uma das aranhas mais venenosas do mundo. No Brasil é a segunda aranha mais perigosa, perdendo apenas para a Aranha-marrom.


A peçonha da phoneutria é composta por polipeptídes básicos além de histamina e serotonina. Sua ação é neurotóxica e cardiotóxica. A ação neurotóxica ocorre no SNC mais precisamente nos canais de sódio provocando despolarizações nas terminações nervosas (sinapses) sensitivas e motoras, fibras musculares, e no sistema nervoso autônomo induzindo à liberação de neurotransmissores principalmente a acetilcolina e catecolaminas. A ação cardiotóxica interfere na atividade contrátil em músculo liso, ativação do sistema de calicreína tissular, ativação de fibras sensoriais e esvaziamento gástrico.


Sintomatologia
As armadeiras são conhecidas por ter uma reputação agressiva, ela é valente pois possui veneno poderoso. Os pontos de inoculação sobre a pele são vistos acompanhados de inchaço, vermelhidão e sudorese local. A dor é queixa comum, pode ser local ou irradiada, tem intensidade variada e é acompanhada de parestesias. Dependendo do estado da pessoa, além da dor, os sintomas mais comuns são taquicardia com alterações no eletrocardiograma, hipertensão arterial, sudorese com visão turva e vômitos ocasionais. O hemograma pode apresentar leucocitose com neutrofilia e hiperglicemia.
O quadro em crianças com menos de sete anos e idosos muito debilitados pode evoluir para edema pulmonar e choque representando um risco não desprezível de morte.

Cuidados
Olhar sempre dentro dos sapatos antes de vestilos
As pessoas picadas por aranhas devem ser encaminhadas ao posto de saúde ou hospital.
Apesar da alta toxicidade da peçonha da armadeira, a absoluta maioria dos casos registrados são considerados leves e de prognóstico benéfico.
Se encontrar aranha desta espécie, não a mate, apenas saia de seu caminho ou a capture e a solte no mato, elas tem o mesmo direito de viver e ser livre como você.


Aranha Camelo
Aranha CameloA devoradora de soldados.
Andou circulando pela internet um e-mail com a seguinte estória: “A Aranha Camelo. Elas correm 10 milhas por hora, são aranhas noturnas, só saem de dia a menos que fiquem na sombra”. Essa aranha costuma correr atrás das pessoas em busca de suas sombras e são encontradas diariamente por soldados americanos no deserto do Iraque”.
Dezenas de soldados já sofreram ataques da Aranha Camelo e acordaram com seus membros mutilados, já que a aranha em sua picada injeta uma substancia chamada Novocaína, que anestesia e paralisa as vítimas dando tempo suficiente para ela mastigar braços ou pernas dos soldados durante a noite. “Imagine acordar e encontrar uma dessas na sua tenda”.

Essa estória teria origem durante a Guerra do Golfo, quando a foto foi tirada, e estaria sendo relançada agora.

Aranha Camelo - Solifugae
A estória seria fantástica não fosse alguns probleminhas: Analisando a foto vemos que a foto foi tirada muito próxima a lente, dando efeito de filme “B” das décadas de 70 e 80, já que o animal não passa do tamanho de 7cm. Apesar do animal ser conhecido pelo nome de Aranha-camelo, não é uma aranha, ele é um aracnídeo da ordem dos Solifugae (foge do sol), repare o abdômen segmentado, diferente do corpo das aranhas e mais aproximado ao do escorpião.
Realmente a aranha-camelo e bastante rápida e possuem hábitos noturnos, foram batizados com o nome de aranha-camelo porque costumam usar pelos de camelos para aquecer suas tocas e não por se alimentarem deles, esses animais se alimentam de pequenos lagartos e invertebrados. 

Ao contrario do que diz o mito, apesar de sua picada ser muito dolorosa não é venenosa, aliás, a Novocaína é uma substancia sintética usada por dentistas como anestésico, sendo impossível o uso por um aracnídeo, a menos que ele fosse as compras numa farmácia.

As aranhas-marrom;
 sabemos  que são perigosos. Como no caso da aranha marrom que é uma das menores aranhas do mundo, e também uma das mais perigosas. Ela mede cerca de 12 mm a 3 cm e é capaz de se reproduzir rapidamente.

                                Picada de Aranha Marrom. 


As aranhas-marrom possuem 6 olhos bem próximos e tem uma coloração marrom amarelado ou castanho escuro, daí que surgiu seu nome.Elas apresentam pêlos curtos e escassos e os machos geralmente tem o corpo mais delgado e apresentam patas mais largas que a fêmea. Esses animais podem viver em média 5 anos, podendo se reproduzir 7 vezes ao ano.

Essas aranhas não agressivas, só reagindo quando se sentem ameaçadas, causando a picada quando são pressionadas contra o corpo. Mas tanto o macho quanto a fêmea são venenosos e sua picada pode causar diversos males para nós.

A picada dessas aranhas é indolor e somente de 12 a 24 horas depois é que sentimos os efeitos como inchaço, bolhas no local, morte do tecido, dor no local, se deixarmos passar o tempo sem aplicar o antídoto outros sintomas poderão aparecer como boca seca, urina escura e sonolência, em casos raros pode ocorrer anemia hemolítica, ocorrendo a destruição das hemácias e até a coagulação do sangue. Podendo causar hemorragia de grau leve a grave, em conseqüência insuficiência renal, anemia aguda e morte.

Por isso é necessário aplicar o antídoto o mais rápido possível para que não haja seqüelas no corpo. Assim se sentir os sintomas ou perceber a picada da aranha, dirija-se rapidamente até o hospital para tomar o antídoto.

Fique atento também aos lugares onde ela costuma aparecer, como cascas de árvores, fenda de muros, paredes, forros, pilhas de tijolos, entulhos e dentro de roupas, sapatos e camas. Especialmente nesses 3 últimos, pois às vezes sem querer podemos pressionar o corpo delas sem querer. O predador natural da aranha-marrom é a lagartixa, mas devido ao crescimento das cidades esse animal tem desaparecido cada vez mais, assim aumentando a proliferação desse tipo de aranha.


Existem mais de 50 espécies conhecidas de aranhas-marrom, que se localizam especialmente na América, pois gostam do clima quente, úmido e temperado. Por essa razão que elas costumam aparecer mais durante as estações de primavera e verão. O estado do Brasil onde ela é mais comum é o Paraná, onde o clima é mais favorável à sua proliferação.

Caso não tenha dado tempo de tomar o antídoto é necessário passar por um tratamento, que varia de caso para caso, segundo o aspecto da lesão, local do corpo onde ocorreu, tempo de evolução entre o paciente e o atendimento, identificação da espécie, idade do paciente, presença de doenças associadas e sintomas presentes.

"Em 2010 foram registrados cerca de 4.800 casos de picadas de aranha marrom somente no estado do Paraná".

As pessoas com quem mais se deve ter cuidado nesses casos são crianças, idosos, pessoas desnutridas e em tratamento quimioterápico.
a picada dela pode levar a morte fica atento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário