quarta-feira, 15 de agosto de 2012

fotos de orquidias raras tudo sobre cada uma delas

                                
                                       Cattleya Helen Brown  
 Cattleya é um gênero de orquídeas com cerca de setenta espécies. A Cattleya é muito presente em todo o território brasileiro, com espécies em todo o Sudeste, especialmente na Mata Atlântica e no Cerrado. Muito cultivada por seu tamanho e beleza (A Cattleya warneri, por exemplo, pode alcançar 25 cm de diâmetro), está disseminada em todo o país em lojas e floriculturas.
É muito fácil de ser cultivada, prefere ficar sobre ripados de madeira, na chamado meia-sombra, mas podem ser cultivadas em apartamentos e interiores.
In Natura, vive em lugares arejados e úmidos e temperaturas relativamente altas, em árvores de pouca sombra (luminosidade em torno de 60% para a maioria das espécies). O arejamento é um fator primordial para se conseguir belas flores.

Podem ser facilmente divididas quando emitem novas raízes para fora do vaso, e o melhor momento para dividi-las é logo após a floração quando o novo crescimento estiver apenas iniciando.
Lembre-se sempre de esterilizar a tesoura antes da poda.
Devido a sua capacidade para hibridação, só na natureza suas espécies se intercruzaram mais de 38 vezes (híbridos interespecíficos, ou seja, entre espécies do mesmo gênero) e com espécies de outros gêneros 31 vezes (híbridos intergenéricos). Com Laelia, cruzou 21 vezes. Com a Brassavola, 7 e com Schomburgkia, 3 vezes. Logo, existem mais híbridos naturais do que espécies.

Em função de seu sistema vegetativo, o gênero Cattleya é dividido em duas categorias: Plantas monofoliadas (unifoliadas ou labiatas) ou seja, possuem apenas uma única folha):
Cattleya labiata, mossiae, percivaliana, trianae, warscewiczii, entre outras. Plantas bifoliadas as que apresentam duas e, às vezes, até três folhas: Cattleya ackandliae, amethystoglossa, bicolor, forbesii, granulosa, guttata, intermedia, leopoldi, schilleriana, skinneri, velutina, entre outras

Cattleya
Cattleya harrisone
Cattleya intermedia
As flores da Cattleya araguaensis Cattleya luteola embora sejam monofoliadas, são bem menores sendo que esta última está entre as menores espécies do gênero (tanto a planta quanto suas flores).Geralmente, as espécies monofoliadas carregam menos flores do que as bifoliadas, estas, no entanto, são bem maiores e possuem um labelo que se destaca por sua beleza, colorido e tamanho. Em geral, não mais do que 4 flores com duração de duas a três semanas e apresentam uma haste caulinar expandida (pseudobulbo) no qual armazenam água para o período de dormência (ou repouso).
As espécies bifoliadas têm uma haste caulinar mais fina (também chamada indevidamente de pseudobulbo) e seu comprimento pode ser de alguns centímetros ou alcançar 60cm, 1m e até mesmo 1.50m de altura. Cattleya amethystoglossa, bicolor, granulosa, guttata, leopoldii, schofieldiana e porphyroglossa estão entre as maiores plantas do gênero.
***********************************************************************************************
                           
                                   
                                                  Cattleya Trianae Coerulea
Cattleya labiata é uma espécie que, no final do verão e princípio do outono, enfeita nossos orquidários com as suas flores. Além das belas flores, somos premiados com seu magnífico perfume que é exalado principalmente na parte da manhã.
Ele é tão característico que podemos chamar de "perfume das Cattleyas".  
Espécie considerada "Rainha do Nordeste Brasileiro", foi classificada e descrita por John Lindley, em 1821.
Ela é considerada o protótipo de todas as Cattleyas do grupo das labiatas.
Planta epífita que vegeta sobre árvores nas serras como em locais bastante úmidos, sempre protegidos do sol intenso. Vegeta numa altitude entre 500 e 1000 metros.
Ela procede em maior número de habitats dos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba e Pernambuco e raramente do Maranhão e Piauí.
Sem dúvida é uma das mais belas e mais cultivadas orquídeas brasileiras.

                             Planta;
Planta vigorosa com pseudobulbos de 15 a 20 centímetros de altura, comprimidos e sulcados, apresentando uma única folha oblongo-elíptica.Inflorescências compostas de 3 a 5 flores, sempre muito bem dispostas. 


                                                       
                                           ***********************************************************************************************
                                    
                                                 Miltonia White Summer
Miltoniopsis vexillaria(espécie-tipo)
Nome comum;
  • Orquídeas amores perfeitos, devido à semelhança das suas flores com as desta planta.

   Descrição;                            

Anos atrás Miltonia subordinava diversas espécies de clima mais frio, do noroeste da América do Sul e outras da América Central que acabaram por serem removidas para outros gêneros, a maioria para Miltoniopsis, hoje considerados mais próximos de Cyrtochilum. As espécies remanescentes são dez. As espécies deste género são por vezes referidas como orquídeas amores perfeitos, mas as flores das miltoniopsis são as que mais se assemelham aos amores-perfeitos. É muito comum usar esta designação para qualquer dos géneros, o que pode gerar confusão.
As miltonia assemelham-se mais às oncidiums do que as miltoniopsis. A miltonia mais semelhante a um amor perfeito é a espécie Miltonia spectabilis. Os taxonomistas debatem hoje se deverão juntar o género miltonia ao género oncidium devido aos muitos pontos comuns entre ambos.
   Cultivo;                                

É uma das orquídeas mais fáceis de cuidar. 
Tolera calor e vegeta bem em locais de clima mais úmido e de temperaturas mais baixas, numa amplitude de 5 a 35º C.
O local de cultivo pode ter boa luminosidade, se colocar em ripado, usar sombremento de 50%, deixando espaço grande entre as plantas penduradas, pois forma grande touceira.
As regas devem ser frequentes nas estações de crescimento da planta e no verão, diminuindo no inverno.
As adubações para esta orquídea devem ser balaceadas, usando adubo NPK formulação 10-10-10 na época de crescimento e 3 meses antes da floração passar para a fórmula NPK 4-14-8, não esquecendo que as doses devem ser bem pequenas, diluídas em água e molhar o substrato e não as folhas. 
Quem usar adubo foliar deve ter cuidado na aplicação, evitando que o sol queime as folhas com gotas de água em cima. 
A propagação desta orquídea pode ser feita por divisão de touceira. 
A não ser que seja um produtor e vá comercializar, o interessante é deixar que forme grandes touceiras, seu efeito ornamental será maior.

  Distribuição;                                  
             Estas robustas orquídeas epífitas, de crescimento cespitoso, ocorrem desde o centro do Brasil até à           Argentina. Elas habitam tanto as matas mais secas como as úmidas e formam, quase sempre, touceiras respeitáveis, não raro cobrindo troncos e ramos inteiros e largas superfícies. 
O nome do gênero procede união do nome do gênero Miltonia com a latinização da palavra grega: ὄΨις (opsis) que significa "parecido", aludindo à sua semelhança com o gênero Miltonia, este, um gênero de ocorrência restrita no Brasil.
                                              ***********************************************************************************************
                                     
                                                      Beallara "Tahoma Glacier"
  A Beallara é um género de orquídeas hibrodo  intergenérico resultado do cruzamento de
Brassia cochlioda,miltonia,Ocidium ,e Odontoglossum da subifamilia Epidentroideae
 e familia das Orchidaceae É também conhecida pelo nome comercial Cambria. Dá origem a uma enorme variedade de cultivares e espécies de diferentes cores.
Descrição
 Possui folhas lanceoladas largas, atingindo até 60 cm. A vara floral ramificada pode ter até 1,5 m de altura                     
 As suas flores são numerosas, 15 a 30 ou  mais, perfumadas em algumas variedades,
 e duram entre 20 a 30 dias.os pseudobulbos  são carnosos.
Cultivo
temperatura :
Desenvolve-se bem na temperatura de uma habitação, preferindo temperaturas um pouco frescas (19-21 ºC). Para a fazer florescer, é necessário manter uma diferença de temperatura de 5 ºC entre o dia e a noite durante um mês
Luz As Beallara preferem uma luz viva, sem sol directo. Uma planta saudável apresenta as folhas de cor verde amarelada.
Água De preferencia não calcária e sem cloro (usar filtro se a água disponível for muito calcária).

Regas Moderada. Deve deixar-se secar um pouco o substrato entre as regas. As raízes preferem um substrato com boa drenagem. Reduzir a rega quando os novos pseudobulbos estiverem maduros. Algumas variedades preferem que as raízes sequem rapidamente.
Umidade Gosta de ser pulverizada.
Aparece Normalmente no final do inverno ou na primavera, depois da floração. Toleram bem vasos pequenos. Utilizar de preferência um vaso não poroso (não usar vasos de barro cozido), para não acumular sais minerais. Depois do transvase, espere algumas semanas até retomar o ritmo normal de rega. Entretanto pulverizar as folhas.
Substrato Grãos finos a médios, a base de casca de pinho, leca esferas de argila expandida, carvão vegetal, poliestireno.
Adubos Adubar em cada duas regas, durante todo o ano. Adubo misto rico em azoto até que se desenvolvam os novos pseudobulbos e apareça a haste de floração. Então mudar para um adubo de floração rico em fósforo e potássio.


***********************************************************************************************
                                    

                                                         Potinara Burana Beauty
GÊNERO;Rihyncattleanthe;
GÊNERO;sinonimo;potinara
Cruzamento(pot.netrasiri starbright x c. netrasiri beauty) registrada 1996
planta de belíssimo port possuindo flores amarelas com pátolas de labelos manchadas de vermelho, escala uma fragrância suave de Lirio do vale com um toque de limão 
preferi iluminação media a alta com sombra de 50%
pode florescer duas vezes no ano na primavera e no outono,geralmente sua floração vai de 2 a 5 flores com tamanho de 6cm
 cultivo;
plantada em vaso de barro  com obistrato de xaxim destribado com argila.
no fundo a primeira floração dura 16 dias.
  *********************************************************************************************** 
nome_imagem nome_imagem nome_imagem nome_imagem nome_imagem nome_imagem 



Nenhum comentário:

Postar um comentário