sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CONHEÇA VARIOS LUGARES DE VITORIA

                                                          Monumento Imigrao Italiana no
                                                                      Esprito Santo 
                                                                Curva da Jurema 

O Convento da Penha é um dos santuários mais antigos do Brasil, fundado por Frei Pedro Palácios no ano de 1558, na cidade de Vila Velha, Espírito Santo.



Conta uma famosa lenda que o Frei Pedro Palácios morava numa gruta que fica aos pés da ladeira do convento e possuía um quadro de Nossa Senhora da Penha.

Esse quadro desapareceu três vezes, e as três vezes o mesmo quadro foi encontrado no alto do morro onde foi construído o convento. 

Ao final de tarde, quem viaja na estrada entre Vitória e Rio de Janeiro é presenteado com a magnífica visão de uma freira ajoelhada pedindo a benção do frade, que a escultora natureza desenhou na pedra. Esta é apenas uma das belezas que o estado do Espírito Santo, reserva aos turistas.
A cidade de Vitória, capital que fica em uma ilha, é bonita, pequena e tudo funciona bem. Você encontra hotéis com facilidade e qualidade, boa comida e a alegria do povo capichaba. Pontos turísticos como o convento Nossa Senhora da Penha, localizado a 350 m de altura, proporcionam uma vista panorâmica da cidade. Não se vê degradação, a cidade é bem conservada e possui praias de todos os tipos, litorânea, enseada, oceânica. Cresceu no sentido do litoral, com edifícios luxuosos em perfeita sintonia com o local.
Da calçada da praia, ao lado do canal, tem-se a visão de grandes navios que completam o cenário cinematográfico. Após a construção das pontes que ligam Vitória a Vila Velha, a cidade “explodiu” em modernidade. Fachadas das casas e edifícios demonstram beleza de mármore e granito, fartamente encontrados na região. Na serra próxima, localiza-se Domingos Martins, típica cidade alemã, onde se fala alemão, se vestem como alemães e comida típica deste povo.

A Pedra do Frade é um imenso dedo rochoso em riste apontando para o céu que se eleva a 1.574 metros de altitude. Sua localização é mais que privilegiada, ele está debruçado sobre o belo e recortado litoral de Angra bem na borda da escarpada Serra do Mar, se encontrando nos limites do Parque Nacional da Serra da Bocaina e pertinho da divisa entre o estado do Rio de Janeiro e São Paulo. É nesse cenário maravilhoso que encontramos sua principal trilha, que se inicial na pequena cidade paulista de Bananal, mas precisamente na bucólica região conhecida como Brejal. Nessa dura trilha somos desafiados a cruzar por uma dezena de rios cristalinos, fazendas centenárias, verdes campos, escorregadios brejos e tudo isso emoldurado por uma luxuriante Mata Atlântica.
O cume do Frade é amplo e como existe vegetação em seu topo o visual só é possível em seus três mirantes. No primeiro, localizado na face oeste, podemos apreciar uma soberba vista do litoral sul da baía de Angra dos Reis que está localizada bem aos pés de uma infinidade de escarpados morros enfileirados que fazem parte dessa bela serra. O segundo mirante, que é o principal, aponta para o sudeste e de lá podemos visualizar boa parte da cidade de Angra com seu rocortado litoral salpicado por dezenas de ilhas, com destaque claro para a Ilha Grande, podemos admirar mais a leste um lindo "mar montanhas" até onde a visão alcança, mas o que nos chama mais atenção é o imponente e pontudo Pão de Açúcar de Mangaratiba que está localizado no recém criado Parque Estadual Cunhambebe. O terceiro e último mirante é um pouco escondido, e na minha opinião é o melhor dois três, ele possui uma visão bem parecida com a do principal, só que de lá ainda podemos ver o grande planalto da Bociana e bem no fundo a linda silueta da Serra da Mantiqueira, realmente uma visão muito inspiradora.
                  O Parque Municipal da Pedra da Cebola a noite

parque que está localizado no município brasileiro de Vitória, entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia, na zona continental do município (ou zona norte), no estado do Espírito Santo.
O parque possui 100.005 metros quadrados e conta com uma vegetação típica de restinga. A origem do nome vem de uma pedra desenhada pela natureza no formato de uma grande cebola. A pedra é um dos símbolos da capital capixaba.
O Parque Municipal da Pedra da Cebola apresenta uma boa estrutura para atender o público, há uma casa de meditação e um jardim oriental, além de um mirante sobre uma grande parede rochosa, usada pelos adeptos do alpinismo. É possível visitar também o espaço cultural, com programações diversas no decorrer do ano. Apresenta uma grande área plana que sedia eventos e também utilizada para a prática de beisebol e futebol. O espaço para futebol está reservado para Escolinha de Futebol infantil

Agora estamos aqui mesmo no Brasil, precisamente no Estado do Espírito Santo, na sua
 capital Vitória. Repare na curiosa forma desse antiqüíssimo monumento rochoso. Ponto de atração turística notável e muito visitado, seu nome é "Pedra da Cebola" tendo em vista as enormes ranhuras nitidamente artificiais estampadas na rocha bruta. Este nome foi popularmente adotado pelo fato de seu topo de certa forma lembrar o formato de uma cebola. Porém, isso jamais representou uma cebola no estrito sentido da palavra. E o formato desse bizarro monumento não nos faria lembrar de alguma coisa.

                                        A praia de Camburi



Camburi é a única praia de Vitória localizada na parte continental da cidade, é também a maior praia da capital, com 6 km de extensão. Se encontram nesta praia quatro bairros: Camburi, Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim Camburi. É bastante freqüentada e tem a melhor estrutura hoteleira.

Para quem gosta de esporte, a praia também oferece várias alternativas. Com uma boa faixa de areia, o local proporciona a prática de esportes que vão da tradicional caminhada até o futevôlei, passando pelo frescobol, vôlei e futebol.

A praia de Camburi sedia grandes eventos esportivos, como torneios nacionais e mundias de vôlei de praia, futebol de areia, campeonatos de vela, dentre outros. Possui um extenso e organizado calçadão, muito utilizado para a prática de cooper, é um ponto de encontro da população vitoriense.

Além disso, no verão, a praia é palco de atrações especiais promovidas pela Prefeitura de Vitória, que monta uma arena com uma vasta programação cultural e esportiva, atraindo um grande número de pessoas à praia. Localizada na zona norte de Vitória, o principal cartão postal da cidade é também um dos locais preferidos do capixaba.

Como chegar: Camburi está na parte continental do Vitória. Use as principais avenidas para chegar à Avenida Dante Michelini, que é a avenida da orla de Camburi localizada à leste: Se você já estiver no litoral de Vitória, ao sul, siga em frente e passe pela ponte de Camburi para chegar na praia; se você estiver na avenida Fernando Ferrari, ao oeste, entre na avenida Simão Nader que acaba em Camburi; e se você estiver na cidade de Serra, ao norte, entre na avenida de Bairro de Fátima que acaba em uma movimentada avenida no bairro de Jardim Camburi, então siga em frente pois esta avenida termina em Camburi.

                                                PRAIA DO CANTO

Localizada no bairro de mesmo nome, ao lado do Iate Clube do Espírito Santo, é a moldura perfeita da Praça dos Namorados. Está localizada no bairro nobre da cidade. Possui um trecho interditado para banho. É mais indicado para o lazer.
Praça dos Namorados: Próximo ao Iate Club do Espírito Santo oferece várias opções de diversão para crianças, ampla área de passeio, pistas de skate e patinação, quadras poliesportivas e tênis, pista de cooper e campo de futebol de areia. Aos sábados e domingos, uma Feira de Artesanato anima o local. Não conta com a presença de quiosques, sendo comum em dias de muito sol, a presença de vendedores ambulantes.
Na praça existem bares que abastecem também os freqüentadores do local. Essa praia é muito procurada para prática de caminhada.
Como chegar: situada no bairro de mesmo nome, parte norte da Ilha, entre a ponte de acesso à Ilha do Frade e o Iate Clube do Espírito Santo à frente da Praça dos Namorados. Seu acesso é feito através da Av. Saturnino de Brito.


Localizada na Ilha do Frade, ideal para crianças e também para mergulho. Caminhada e castanheiras garantem tranqüilidade.
Para chegar a esta praia, só mesmo fazendo uma pequena caminhada entre a vegetação e as pedras. A entrada da praia é uma atração, porque possui características de uma praia virgem. Embora seja pequena, tem na beleza e sombras das suas castanheiras a grande atração para seus freqüentadores.
A praia agrada a todos os gostos. Possui desde pequenas piscinas naturais entre pedras, propícias para as crianças, ao mar aberto, para quem prefere dar longas braçadas. A praia possui 120 metros de extensão.
Como chegar: localizada no final da Ilha do Frade, à direita de quem entra na ilha, situada na travessia da Ponte Dês. Paes Barreto, que faz a ligação com a Ilha de Vitória, cujo acesso é a partir da Av. Américo Buaiz, entre a praça dos Namorados e dos Desejos.


                     PRAIA DA ILHA DO BOI

Localizadas na Ilha do Boi, anexadas à Ilha de Vitória por aterros, as duas pequenas praias detêm o maior número de banhistas por metro quadrado da ilha.
Por serem pequenas, e de águas claras protegidas por rochas em suas extremidades, são locais de rara beleza. As praias são ponto de encontro dos jovens da cidade, de fácil acesso e com um visual belíssimo. Encanta pela simplicidade de sua beleza associada à estrutura e urbanismo moderno encontrado na Ilha do Boi.
Como chegar: acesso pela rua Renato Nascimento Daher Carneiro, atrás do Shopping Vitória.


                         A MOQUECA CAPIXABA


moqueca termo utilizado no Brasil é um cozido de peixe e outros frutos do mar com diferentes temperos. Tradicional item da culinária capixaba, há inúmeros modos de preparo, sendo estes variações regionais das receitas originais indígenas.


Tal prato tem origem no estado do Espírito Santo, conhecido por ser grande manufaturador de panela de barro, utilizada em diversas regiões no preparo da moqueca. Esta moqueca difere da moqueca baiana ao prescindir do leite-de-coco e azeite de dendê, mas possuir um toque diferenciado no preparo, como a utilização da tradicional panela de barro, deixando o peixe mais saboroso.
Uma variante bastante conhecida é a moqueca baiana, conhecida apenas por "peixada" em diversas regiões do país, inclui em sua receita o leite de coco e azeite de dendê essenciais para configurar uma peixada, segundo o lexicógrafo e folclorista Câmara Cascudo .
De origem indígena, e originalmente feita numa grelha de varas ou ainda apenas folhas de árvores cobertas por cinzas quentes (o que era chamado moquém.
A primeira menção da moqueca num documento histórico foi numa carta do padre português Luís de Grã, datada de 1554, onde ele afirma que "quando se dispunham a comer carne humana, os índios assavam-na na labareda", isto é, no moquem. Em 1584, outro padre, Fernão de Cardim, comenta que eram moqueados peixes, batata, mangará, entre outros alimentos.
A moqueca atual não é assada, e sim refogada.

                            
                             CURVA DA JUREMA

A Curva da Jurema é a mais procurada pelos moradores da Grande Vitória. Possui um aterro, coqueiros, quiosques (sempre com atrações nos finais de semana, para animar os frequentadores), uma praça, também com ampla área de lazer e um Shopping Center nas proximidades. Sem ondas, é ideal para a prática de esportes náuticos. Aqui também acontecem competições, como o campeonato de canoagem oceânica.



Catedral Metropolitana Vitória

                         Catedral Metropolitana 
Vitória é um lugar bem calmo. Problemas de engarrafamento e violência, comuns nas grandes cidades, ainda não chegaram à ilha.
A parte leste da cidade é a região mais bonita. Lá você pode encontrar praias, shoppings, residências arrojadas, restaurantes de comidas típicas, os melhores hotéis da cidade e as principais atrações turísticas.
No centro da cidade há uma região chamada de "Cidade Alta" onde estão localizados dezenas de construções históricas do século XVI.
A parte oeste é coberta em sua maioria por montanhas não habitadas (como você pode perceber na imagem acima).
O aeroporto
Localizado na parte continental da cidade, o Aeroporto é pequeno, mas conta com a infra-estrutura básica necessária para atender o viajante. Nele há um pequeno conjunto de lojas de artigos para presentes, uma banca de jornais e livraria, uma lanchonete, um restaurante, um posto da companhia telefônica local, chamada TELEST, vários telefones públicos, agências de viagem e balcões de todas as companhia aéreas que servem a cidade.
Existe um balcão de Informações Turísticas em frente ao portão de desembarque. Lá você será atendido por um guia especializado que irá lhe fornecer folhetos explicativos, mapas e roteiros turísticos, além de tirar todas as suas dúvidas sobre a cidade.
Lugares para ir em Vitória

Catedral Metropolitana
A construção dessa suntuosa catedral começou em 1920 e demorou 50 anos para ser concluída. Trata-se de um monumento no estilo neo-gótico inspirado na catedral alemã de Colônia. Sua estrutura é em concreto armado e os vitrais, de autoria do imigrante italiano Formenti, foram doados por famílias ricas da cidade e pelas irmandades religiosas. Suas torres chamam a atenção de qualquer um que as contempla sob o sol tropical de Vitória.

                                               

                                                           Palácio Anchieta

Palácio Anchieta
Atualmente sede do governo estadual, o Palácio Anchieta guarda, sob o local do altar-mor da antiga igreja, o túmulo do Padre José de Anchieta, "Apóstolo do Brasil". Destaca-se na paisagem por sua localização e arquitetura monumental. Na reforma que durou de 1908 a 1912, foi mantida a estrutura original, com suas grossas paredes de pedra e cal, e o prédio foi adaptado aos modos do século XX : salões, móveis de época e objetos artísticos. Em 1928, o Palácio passou a abrigar outras repartições públicas. A fachada foi transformada de acordo com o estilo e a imponência da época com a abertura de novas entradas ornamentadas. O Palácio Anchieta se localiza no centro da cidade, em uma região conhecida como "Cidade Alta" e é cercado por outras construções históricas.

                                Praia do Canto e Curva da Jurema

A Praia do Canto fica ao lado do Iate Clube do Espírito Santo e é mais indicada para o lazer pois possui uma praça (a dos Namorados) com área para prática de esportes (tênis, vôlei, basquete, futebol soçaite e pistas de patinação e skate). Aos Sábados e Domingos, abriga uma feira de artesanatos, com shows eventuais durante o verão. Anualmente ocorre aqui, em seu circuito de rua, uma etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford/Chevrolet.



                                                                      
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário