quarta-feira, 14 de novembro de 2012

conheça varias arranhas tipos e a diferencia de cada uma

Existem cerca de 40.000 espécies de aranhas, o que a torna a segunda 
maior ordem dos Aracnídeos (atrás somente da ordem Acari). As aranhas são um grupo particularmente populoso também. Em um acre de gramado em uma colina não remexida na Inglaterra estimaram-se 2.265.000 indivíduos (BARNES e RUPPERT, 1994).
Aranhas possuem apenas dois segmentos corporais (ao contrário dos insetos, que possuem três): o céfalotórax, ou prosoma, (resultado do tórax fundido com a cabeça) e o abdômen chamado de opistosoma. Ambos são ligados por uma estreita haste chamada de pedúnculo. O corpo das aranhas é revestido por um exoesqueleto, uma estrutura rígida formada principalmente por quitina. 
As aranhas possuem oito pernas (enquanto insetos possuem seis) e seus olhos são lentes únicas, em vez de lentes compostas. Elas podem ter 8, 6, 4, 2 ou mesmo nenhum olho, como no caso de algumas aranhas cavernícolas.
Na cabeça têm dois pares de apêndices: as quelíceras, em forma de ferrão, formadas por quitina negra com uma ponta muito fina, e os pedipalpo (também chamados de palpos), que são utilizados para manipular alimentos. A boca fica entre os palpos. Há vários tipos de aranhas, as venenosas e aquelas que "saltam" querendo se proteger.
****************************************************************

 


     
                                   
A armadeira;
A armadeira, também conhecida como aranha macaco ou aranha de bananeira, é a designação comum às aranhas do gênero Phoneutria (do grego phoneútria: da família dos ctenídeos. O nome comum armadeira vem da sua atitude invariável de ataque, com as patas dianteiras erguidas.

Características
Originárias da região sul-americana, com um corpo de 3,5 cm a 5 cm e as pernas até 17 cm de envergadura (fêmea). São altamente agressivas e peçonha neurotóxico muito potente qual apenas 0,006 mg é suficiente para matar um rato.

Freqüentemente entram em habitações humanas a procura de alimento, parceiros sexuais ou mesmo abrigo se escondendo em roupas e sapatos. Quando incomodadas, picam furiosamente diversas vezes e centenas de acidentes envolvendo essas espécie são registrados anualmente são responsáveis por aproximadamente 42% dos casos de picadas por aracnídeos notificados no Brasil.
São uma das aranhas mais venenosas do mundo. No Brasil é a segunda aranha mais perigosa, perdendo apenas para a Aranha-marrom.


A peçonha da phoneutria é composta por polipeptídes básicos além de histamina e serotonina. Sua ação é neurotóxica e cardiotóxica. A ação neurotóxica ocorre no SNC mais precisamente nos canais de sódio provocando despolarizações nas terminações nervosas (sinapses) sensitivas e motoras, fibras musculares, e no sistema nervoso autônomo induzindo à liberação de neurotransmissores principalmente a acetilcolina e catecolaminas. A ação cardiotóxica interfere na atividade contrátil em músculo liso, ativação do sistema de calicreína tissular, ativação de fibras sensoriais e esvaziamento gástrico.


Sintomatologia
As armadeiras são conhecidas por ter uma reputação agressiva, ela é valente pois possui veneno poderoso. Os pontos de inoculação sobre a pele são vistos acompanhados de inchaço, vermelhidão e sudorese local. A dor é queixa comum, pode ser local ou irradiada, tem intensidade variada e é acompanhada de parestesias. Dependendo do estado da pessoa, além da dor, os sintomas mais comuns são taquicardia com alterações no eletrocardiograma, hipertensão arterial, sudorese com visão turva e vômitos ocasionais. O hemograma pode apresentar leucocitose com neutrofilia e hiperglicemia.
O quadro em crianças com menos de sete anos e idosos muito debilitados pode evoluir para edema pulmonar e choque representando um risco não desprezível de morte.

Cuidados
Olhar sempre dentro dos sapatos antes de vestilos
As pessoas picadas por aranhas devem ser encaminhadas ao posto de saúde ou hospital.
Apesar da alta toxicidade da peçonha da armadeira, a absoluta maioria dos casos registrados são considerados leves e de prognóstico benéfico.
Se encontrar aranha desta espécie, não a mate, apenas saia de seu caminho ou a capture e a solte no mato, elas tem o mesmo direito de viver e ser livre como você.





Nenhum comentário:

Postar um comentário