segunda-feira, 22 de outubro de 2012

vários especies de tubarões

   

O COMPORTAMENTO DO TUBARÃO BRANCO NO MAR


De todos os animais do planeta, o tubarão Branco é o maior predador dos oceanos, com um peso de quase 2 toneladas e até oito metros de comprimento. Sua dimensão é equivalente à da orca.
O tubarão Branco é muito individualista e instável, mudando de comportamento a toda hora. Uma das armas mais poderosas são centenas de sensores elétricos dispostos na parte frontal do corpo, com os quais capta até as batidas cardíacas de um outro animal à distância. Então pelo ritmo das pulsações, ele avalia se a vítima potencial está assustada ou tensa, situação em que pode ser dominada mais facilmente. O seu bote é uma cena única. O Tubarão Branco é capaz de projetar a boca para fora da face, aumentando o tamanho da mordida para perto de um metro e meio, quase o suficiente para engolir um homem em pé.

O ALIMENTO DO TUBARÃO BRANCO E SUA CAÇA.

Ao contrário do que mostra o filme Tubarão, o tubarão Branco não caça gente para comer. Ele gosta mesmo é de gordura, que é abundante nas focas, leões e elefantes marinhos e escassa nos seres humanos.
É possível que o tubarão Branco, muitas vezes, se engane ao ver surfistas deitados na prancha, remando com as mãos. Vistos do leito do mar, por onde o caçador avança, eles ficam parecidos com leões marinhos. Mas, no Brasil não é o tubarão Branco que está atacando os surfistas.
Ele também é muito curioso, e às vezes morde para satisfazer a curiosidade. Como não tem mãos, apalpa com os dentes.
O alimento dos tubarões Brancos são as focas, leões e elefantes marinhos.
O tubarão Branco no livro vermelho de espécies em risco de extinção
Apesar de seu tamanho, força e ferocidade, o tubarão Branco está ameaçado.
No ano passado, uma das mais importantes organizações ambientalistasdo mundo, colocou o tubarão Branco no livro vermelho de espécies em risco de extinção. Esta medida foi tomada por 3 motivos:

O TUBARÃO BRANCO AINDA GERANDO.
1 - O tubarão Branco é naturalmente raro, gerando apenas um ou dois filhotes por vez;
2 - Tem uma das mais baixas taxas de procriação entre os peixes;
3 - É perseguido tanto por aqueles que se orgulham de enfrentar um animal perigoso, com por aqueles que o temem. 
O tubarão Branco é um peixe de águas tropicais, pois gosta do frio. Os cientistas têm verificado nos últimos anos que ele circula principalmente em regiões próximas das correntes frias e temperadas do planeta. A partir daí, nada para as áreas de procriação das focas e leões marinhos, que se situam em águas rasas, perto das praias de clima temperado e semitropical. São os campos de caça do tubarão Branco.

 
Uma questão curiosa a esse respeito, é a ausência do bicho nas águas ao sul do Brasil e na Patagônia, onde existem correntes frias e grandes concentrações de focas e leões marinhos. Talvez seja por respeito a outro grande predador, a baleia orca, muito comum na região da Patagônia. Se ficar confirmado essa hipótese, significa que os dois gigantes fazem uma divisão de território, pois dividem o mesmo alimento.



É difícil não superestimar a reputação do enorme e majestoso grande tubarão-Branco (“great white shark”). Um dos maiores predadores do oceano, ele é o tubarão mais identificável em todo o mundo, graças à sua coloração única e atraente, seus olhos Brancos e os seus ferozes dentes e mandíbulas, que vêm enfeitando há décadas as capas das revistas.

O gigante Branco é um dos tubarões com maior distribuição, devido em parte à sua capacidade pouco habitual de manter a temperatura do seu corpo mais elevada do que a do ambiente que o rodeia, o que lhe permite sobreviver facilmente mesmo em águas muito frias.

Embora seja raramente visto na maioria das águas costeiras, ele costuma ser encontrado por pescadores e mergulhadores. Conhecido pela sua curiosidade – os tubarões-Brancos costumam a erguer a cabeça para fora da água – ele gosta de explorar e morder objetos estranhos, tornando-se perigoso para os humanos.
Muitos biólogos de tubarões acreditam que os ataques a humanos são resultados desse comportamento exploratório, que pode facilmente tornar-se fatal em virtude dos seus dentes muito afiados e da força das suas mandíbulas.
Os tubarões-Brancos são responsáveis pelo maior número de ataques fatais a humanos, principalmente a surfistas e mergulhadores.
Os tubarões-Brancos estão diminuindo o número de sua população e são atualmente protegidos em várias partes do mundo. Mesmo assim, eles são ainda caçados como troféus. O mercado Branco especializado em mandíbulas e dentes destes magníficos animais tem emergido.

ESPECIFICAÇÕES;
Tamanho Máximo:7,5 metros de comprimentos 
peso;2,5 toneladas.

Distribuição: Em mares tropicais e temperados do mundo inteiro.

alimentação: Peixe (incluindo outros tubarões), focas, golfinhos, carcaças de baleias, lulas, tartarugas e pássaros marinhos.

Reprodução: Ovovivíparos. Entre 5 a 10 crias por ninhada. Os filhotes de tubarão-Branco são conhecidos por comerem uns aos outros, inclusive dentro do próprio útero. 


                                   TUBARÃO TIGRE
O tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) é um tubarão da família dos carcharrinídeos de águas tropicais e subtropicais, encontrado em diferentes ambientes e comum no Nordeste do Brasil. Chega a medir até 6 m de comprimento, possuindo corpo robusto, cabeça larga e achatada, focinho curto e arredondado, nadadeira caudal pontuda, dorso variando de cinza-escuro a cinza-amarronzado com manchas escuras verticais.Seus dentes possuem a forma triangular de um abridor de latas, o que o permite cortar ossos, carne e até cascos de tartaruga com maior facilidade. É agressivo, porém é um tubarão que possui uma grande curiosidade com mergulhadores, quase nunca os atacando. Sua pesca comercial é realizada com espinhel e rede pesada. O seu nome provém das riscas pretas que apresenta ao longo das costas, que vão desaparecendo à medida que o tubarão envelhece.


O tubarão-tigre é um predador conhecido por se alimentar de um reportório notável de animais, além de engolir objetos humanos com frequência. A sua dieta inclui normalmente peixe, focas, tubarões menores, lulas e até tartarugas. Já foram encontradas botas, latas de conserva e pedaços de pneus no seu trato digestivo.

O tubarão-tigre encontra-se em terceiro lugar, ultrapassado pelo tubarão-branco(segundo) e pelo cabeça chata(primeiro), no que toca ao número de fatalidades humanas. Estas três espécies são, junto com o tubarão-de-galha-branca-oceânico, consideradas as que mais oferecem risco de ataque não provocado a humanos, com um número de fatalidades muito maior do que as causadas por outras epécies.

Também é conhecido pelos nomes de cação-jaguara, cação-tintureiro, jaguara, tigre, tubarão-jaguara ou tubarão-tintureira.


O tubarão-tigre é considerado um dos animais mais ofensivos do mundo. Ele pode se alimentar de qualquer coisa. Já foram vistos botas, latas, garrafas plásticas, pedaços de pneus e até placas de carro em seu estômago.

Apesar de não fazer mal ao animal, obviamente que esta não é a alimentação preferida do tubarão, que aprecia peixes, tartarugas, lulas, carangueijos e até outros tubarões. Portanto, é um onívoro (se alimenta tanto de vegetais como de animais).

O animal é conhecido pelo nome de tubarão-tigre, pois ao nascer possui manchas pretas por todo corpo, mas que à medida em que o tempo vai passando, elas vão sumindo. Apesar de muito agressivo, o animal costuma tolerar mergulhadores e por isto o índice de acidentes com o animal é menor do que com o tubarão-branco.
Os seus impressionantes dentes afiados são usados com frequência para arrancar pedaços de presas muito maiores que eles, incluindo carcaças de baleias e de outros animais marinhos. Estes tubarões ainda são famosos pela sua capacidade de comer criaturas resistentes, como as tartarugas.

Esta espécie habita regiões tropicais e subtropicais, portanto é visto em águas brasileiras, principalmente no nordeste. Ele pode chegar a até 6 m de comprimento e em sua gestação, dá origem a 80 filhotes, com 80 cm de 
comprimento. 
O tubarão baleia habita os oceanos tropicais de águas quentes. Mesmo sendo pelágico, agrega-se de forma sazonal para se alimentar, em zonas como o recife deNingaloo (na Austrália), em Pemba, em Útila, nasHonduras, nas Filipinas e em Zanzibar (na costa do leste da África). O seu habitat restringe-se a aproximadamente 30° de latitude desses locais.
O tubarão baleia é uma espécie solitária e raramente é vista em grupos, excepto em locais com alimentaçãoabundante, como o recife de Ningaloo. Os machosmantêm maiores distâncias entre si do que as fêmeas, que normalmente tendem a permanecer em locais fixos.
A pele destes peixes é marcada como um “tabuleiro de damas” de pontos claros e listas amarelas. Estes pontos são específicos em cada indivíduo, e por isso, podem ser usados para identificar cada animal e fazer uma contagem exacta da população.
A sua pele pode ter até 10 cm de espessura. O tubarão baleia tem duas barbatanas dorsais. A cauda de um tubarão baleia tem a parte superior maior do que a inferior, mas quando adulto, esta diferença diminui. Osespiráculos do tubarão encontram-se mesmo atrás dos olhos.
O tubarão baleia não é um nadador eficiente; o corpo inteiro está em movimento quando o animal nada. O resultado deste movimento, que é muito incomum para tubarões, resulta numa velocidade média de 5 quilómetros por hora.


O tubarão-martelo (Sphyrna spp.) é um gênero de tubarão, característico pelas projecções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.

O tubarão-martelo é um predador agressivo que consome peixes, cefalópodes, raias e outros tubarões. Ocorre em áreas temperadas e quentes de todos os oceanos em zonas de plataforma continental. São animais gregários que se deslocam em cardumes que podem atingir 100 exemplares.

O formato hidrodinâmico lhe proporciona uma maior velocidade na hora de girar a cabeça. E também porta um maior numero de ampolas de Lorenzini, que tem a função de detectar campos magnéticos tão minúsculos quanto o batimento cardíaco de pequenos peixes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário